domingo, 23 de dezembro de 2007

DESFRAGMENTAÇÃO NO BOOT

Você pode habilitar ou desabilitar a desfragmentação automática no boot do windows. A desfragmentação fará com todos os arquivos de inicialização sejam gravados próximos uns dos outros, permitindo um boot mais rápido. Edite o registro, navegue em HKEY_LOCAL_MACHINE / SOFTWARE / MICROSOFT / Dfrg / BootOptimizeFunction. Selecione Enable na lista da direita. Dê dois cliques e troque o valor para Y (para habilitar) ou N (para desabilitar). Reinicie o computador.

* Limpando o cache do sistema de proteção de arquivos O Windows XP usa um sistema de proteção de arquivos (WFP), de modo que se algum arquivo de sistema for substituído de forma não autorizada por você ou por algum programa, o Windows recupera a versão anterior do arquivo.Mas para poder fazer isso ele armazena em cache todas as .dll e outros arquivos de sistema na pasta System32/dllcache. E isto custa alguns bons megabytes no seu disco. Aqui está o que pode ser feito para não perder tanto espaço: Abra uma janela de prompt e digite, sem as aspas, "sfc /cachesize=x" onde o x é a quantidade em MB que você deseja reservar para o cache do Windows. 50MB seria um bom tamanho. Agora podemos fazer uma outra coisa: eliminar todos os arquivos armazenados no cache, que estava exageradamente grande. Para isso digite no prompt sem as aspas: "sfc /purgecache". Você vai notar uma intensa atividade no HD. Significa que uma infinidade de arquivos do cache estão sendo deletados. Não se preocupe, se mais tarde o Windows vier a precisar de algum deles e não o encontrar no cache, pedirá que você insira o CD de instalação e o encontrará no CD.
* Elimine o arquivo HIBERFIL.SYS O arquivo hiberfil.sys ocupa um espaço enorme no seu computador. Você pode recuperar esse espaço se desabilitar a função de hibernação do Windows. Melhor simplesmente desligar o monitor quando precisar se ausentar do computador por um bom espaço de tempo. No Painel de Controle, em Opções de energia, na opção Hibernar, desmarque o quadradinho que diz Ativar Hibernação. Isso elimina do seu HD o arquivo hiberfil.sys, que em certos casos pode chegar a mais de 500MB.

* Para que uma lixeira tão grande? Diminua o tamanho da lixeira. O Windows reserva 10% do espaço de seu disco rígido para a Lixeira. Isso é um desperdício. Clique sobre a Lixeira com o botão direito do mouse e, nas Propriedades, escolha um tamanho menor. Quanto maior o HD, menor pode ser o tamanho reservado para a Lixeira. Eu uso 3%. Você deve decidir pelo tamanho mais apropriado para Você.

Nenhum comentário: