sexta-feira, 2 de maio de 2008

Como gravar seriados/filmes em DVD

Não podemos ignorar. Hoje em dia uma parcela grande de usuários não assistem ou esperam por aquele episódio do seu seriado preferido aparecer na televisão. Vão, sim, correr em sites de downloads ou a programas de compartilhamento de arquivos como o eMule ou Torrent para baixar o episódio assim que lançado.

A grande dificuldade, teoricamente, está em gravar o vídeo em um DVD de forma que consiga vê-lo num DVD player qualquer. Para executar essa função e outras, como passar o vídeo de sua câmera para o DVD por exemplo, com maestria, normalmente indicamos o software ConvertXtoDVD.

Voltado para usuários com pouco contato em edição de vídeo, o software converte vários tipos de arquivos (por isso o X no nome do programa) para o DVD, sem requisitar que o usuário tenha um certo conhecimento prévio sobre o assunto.

A variedade de arquivos suportados é tão ampla (suporta arquivos do tipo DivX, DviX, WMV, AVI, MPEG, MOV, RM, RMVB e até legendas no formato .SRT) que, de certa forma, torna o software como uma unanimidade entre os usuários. Nesse tutorial, ensinaremos como utilizar o software e a entender o seu método de funcionamento.A interface do software é muito intuitiva. Ao clicar no botão de "adição", você já poderá começar processo para converter o vídeo e gravá-lo no formato compatível com o seu DVD. Mas, antes disso, clique na aba "Configurações" e depois em clique na opção "Geral".

Ao entrar na opção de configurações gerais, você terá que ajustar apenas uma opção: a da pasta "Pasta de Trabalho". A pasta escolhida será a utilizada quando você terminar de converter o vídeo. A alteração é indicada para quem nunca acessou o programa.

Tendo ajustado a pasta, você não precisará preocupar-se em localizar o vídeo. Acredite, muitos usuários "esquecem" desse detalhe e depois ficam alguns minutos procurando pelo arquivo. O resto das opções, você poderá ignorar, pois não trazem relevância ao tema.Ainda na opções gerais, clique na aba "Capítulos" para definir o tempo de reprodução de cada capítulo. Na opção "Inserir Capítulo a cada" você definirá a cada quantos minutos o programa irá definir um capítulo automaticamente.

Na segunda opção, "Para vídeos maiores", você indicará para o programa que a opção de cima só será valida em vídeos acima de tantos minutos. Por exemplo, imagine um epísodio comum de 40 minutos.

Nesse caso, você indicará para o programa gerar novos capítulos a cada 10 minutos apenas se o vídeo for maior do que 40 minutos. Ajustar essa opção significa que você poderá passar o vídeo rapidamente e, caso queria ver determinada cena novamente, basta no clicar no botão para o vídeo ser reproduzido entre os começos de cada capítulo. É semelhante ao menu de capitulos de um DVDs mesmo, quando você escolhe pra ver de determinado ponto.Depois de ajustar quando será a parada para os capítulos, clique em "Menu" para "autorar" seu DVD (é o processo de design e criação de DVD).

Entre as opções disponíveis, escolha a opção "Auto-Iniciar" para o DVD ser reproduzido assim que você introduzí-lo na bandeja, "Tocar continuamente" para a reprodução do DVD recomeçar assim que terminar a exibição, "Tocar em sequência" para os vídeos serem reproduzidos em sequência e "Pular para o menu principal" para adicionar um menu padrão ao DVD e, facilitar assim, a interação com o conteúdo.As outras opções servirão para você ajustar o fundo, o nome do DVD e o número máximo de filmes mostrados no menu. Em "Template padrão" você definirá qual será a imagem de fundo para o menu do DVD.

Definido o menu e as opções de design do conteúdo, você poderá definir o formato de cores da sua televisão na aba "Formato de TV". É importante frisar que varia de televisão para televisão, mas o recomendado é selecionar no drop "Vídeo Padrão" o formato NTSC e, em "Tela de TV", o formato tela cheia 4:3.
Após setar as opções do formato da televisão, vamos definir o que software vai fazer quando terminar o processo de conversão. Clique na aba "Gravação" e selecione a opção "Gravação resulta em DVD" para gravar da conversão direto para o DVD.


Antes disso, selecione no drop, abaixo da opção "Gravação resulta em DVD" o drive do gravador de DVD. Pronto, você nem precisará se preocuparar em gravar o DVD após converter, o software fará isso pra você.

É importante avisar que alguns usuários relataram problemas com esse tipo de ação (do tipo não conseguir gravar). Nos testes realizados pelo Superdownloads, todos os DVD foram gravados com perfeição.Como penúltimo passo de configuração, falta ajustar as opções padrões da legenda. Clicando na opção "Idioma padrão" e escolha o idioma padrão em Português.

Depois, logo abaixo, clique na opção "Configurações de renderização do texto das legendas". Você poderá escolher em qual área da tela a legenda aparecerá em relação ao topo do vídeo.

Definindo o valor "90%", por exemplo, a legenda ficará 90% distante do topo da imagem. Esse costuma ser o valor padrão para as legendas serem bem visíveis no vídeo. Na mesma área, você poderá escolher a fonte, cor e tamanho do texto das legendas.O último passo da configuração: escolher como será a conversão. Clique na aba "Codificar" para definir como será feita a conversão. Em "Velocidade/Qualidade da Codificação" você poderá definir a qualidade/velocidade da conversão do vídeo.

Se você for um daqueles usuários que preza pela qualidade da imagem e não se importa pelo tempo que levará a conversão, escolha a opção "Qualidade Alta/Codificação baixa".

Caso prefira priorizar o tempo, escolha a opção "Qualidade baixa/Codificação alta" para ter uma conversão mais rápida mas com menos qualidade. Ainda na aba "Codificação", escolha a opção DVD-5 dentro do drop-down "Tamanho Final". Finalmente clique em OK para terminar as configurações!Pronto! Com o software devidamente configurado, resta importar os vídeos que serão gravados. Volte para a tela principal do programa e clique em no menu "File" e depois na opção "Adicionar arquivo de vídeo" para adicionar os arquivos.

É importante, mais uma vez, lembrar que adicionar muitos vídeos resultará muita compressão e, consequentemente, a perda de qualidade será inevitavel. Procure adicionar no máximo 2 horas de filmes.Outro dica importante é colocar o nome da legenda exatamente igual ao do vídeo. Caso faça isso, o software carregará a legenda automaticamente. Mas, se as legendas não forem adicionadas automaticamente, você poderá adicioná-las manualmente. Basta clicar com o botão direito em "Legenda" e depois selecionar a opção "Adicionar Legenda".


Por fim, basta clicar na opção "Converter" para dar ínicio ao processo de conversão e esperar pelo DVD! Simples e fácil, com o ConvertX você poderá assistir aos DVDs na sua televisão.
Baixe o programa aqui
http://www.4shared.com/file/46283820/e548cfab/
ConvertXtoDVD_portugues.html?dirPwdVerified=65e5cda7

Fonte: www.superdownloads.com.br

Nenhum comentário: