quinta-feira, 5 de junho de 2008

Smartphone Willcom 03, da Sharp, tem 3G, Wi-Fi, touch screen, TV...

Smartphone Willcom 03, da Sharp, tem 3G, Wi-Fi, touch screen, TV...

O que você quer num smartphone? Teclado QWERTY, touch screen, 3G, Wi-Fi, TV? O Willcom 03, da Sharp, tem tudo isso. E ainda fala.

O telefone tudo em um manda bem em praticamente todas as frentes. Ele é baseado no sistema Windows Mobile 6.1 e conta com um processador PXA 270 de 520 MHz, 128 MB de memória RAM e 256 MB de ROM. As opções de conectividade também não deixam nada a desejar. Vai de infravermelho a HSDPA, passando por Wi-Fi e Bluetooth.

A edição de arquivos do Office pode ser feita via touch screen, usando a canetinha stylus e o tecladinho virtual, ou o teclado QWERTY deslizante. Neste caso, além de trabalhar com o smartphone na posição horizontal, é possível teclar com as duas mãos.

A tela, além de grande (3 polegadas) e sensível ao toque, possui uma resolução acima da média, com 800 por 480 pixels. Ou seja, não falta espaço para ver a programação de TV digital, visualizar vídeos e páginas da web. Para quem não engole o Internet Explorer, a boa notícia é que o Willcom 03 vem com a versão mobile do navegador Opera.

Não é só a tela do Willcom 03 que é sensível ao toque. Abaixo dela, em vez de botões físicos, o aparelho possui um painel sensível ao toque com botões virtuais que mudam de função de acordo com o modo de utilização do smartphone.

Acionando o botão Menu, o Willcom 03 carrega uma interface "finger friendly", isto é, com menus e botões grandes, para que seja possível comandar as funções do aparelho tocando a tela com os dedos. Na hora de telefonar, quem aparece no painel sensível ao toque é o tradicional teclado numérico para discagem.

O exagero de recursos não transformou o Willcom 03 num smartphone grandalhão e desengonçado, apesar de, obviamente, estar longe da leveza dos celulares ultrafinos. Ele mede 5 por 11,6 por 1,8 centímetro e pesa 135 gramas. O único item em que o Willcom 03 é modesto é na câmera fotográfica de 2 MP.

Segundo a Sharp, o modelo deve chegar ao Japão em outubro, por 35.520 ienes, o equivalente a 553 reais.

Nenhum comentário: